terça-feira, 29 de outubro de 2013

Outubro: Surpresas, Colaborações aqui pro Blog, cães nervosos e o pulso ainda pulsa

Apesar de tudo, dê OI pra ele.
Diz-se que o mês de cães danados/nervosos é o de Agosto, tanto é assim que o escritor gaúcho Moacir Scliar tem um livro intitulado Mês de Cães Danados, que relata acontecimentos importantes no Brasil durante o mês de agosto de 1961. Mas acredito que podemos estender para todos os mês até os subsequentes. Aqui no Boqueirão estamos acreditando que os cachorros vão dominar o mundo. E já estão começando, à maneira de A Revolução dos Bichos de Orwell, a Rebelião dos Cachorros. E ainda mais sendo outubro um mês de cães raivosos, eles estão por toda parte e furiosos. Bom, mas isso é apenas para começo de conversa. Os cachorros não tem culpa, são mesmo cordiais amigos!
começa assim mesmo

No domingo (13/10) um cachorro nervoso (floreio linguístico, nada contra os cachorros!) me pôs ao chão quando ia no sentido Boqueirão-Araquém. Mas como me disse um conhecido o cachorro é apenas a desculpa, sendo que o culpado mesmo é o motorista, no caso eu. Indo de moto, que já é bastante instável, ele atravessou e pimba, fui ao chão obtendo escoriações leves e alguns pontos. E o cachorro? Morreu, infelizmente. E acredite: eu gosto de cachorros, de modo que eu não queria que ele tivesse morrido. Eu tenho dois deles, os meus muito camaradas Thor e Sherlock.


"o pulso ainda pulsa"  (Titãs)

O pulso ainda pulsa pra mim. Mas não para conhecidos meus que também tiveram “problemas” com a estrada/pista/asfalto. Se foram. O pulso já não pulsa para eles, infelizmente. Carros “nervosos” (misto de carros e motoristas imprudentes) são bem mais fáceis de nos tomar de assalto a vida, deixando apenas lembranças e saudades e muitas tristezas aos amigos e familiares. Os cães nervosos que eventualmente se colocam no meio da pista são apenas aviso de que temos que dirigir com cuidado e zelarmos mais pela vida nossa e de todos que nos cercam. A morte de uma pessoa é a morte de muitos.
  1. É por que NUNCA SE SABE!
    As surpresas (de outubro ou de qualquer tempo) acontecem instantaneamente. “Você devia ter feito isto ou aquilo, assim ou assado!”. Na teoria sim, poderíamos evitar, mas na prática não podemos calcular uma saída. Quando se sai é por pura sorte e devemos agradecer. São emboscadas que as variações da vida nos proporcionam, mas que as vezes com ponderação e prudência podemos evitar e impedir o mais catastrófico. Apesar de ser muito ruim a experiência de um acidente, quando se sobrevive, o mesmo deixa sempre uma lição pedagógica, para o bem ou para o mal.

     
    Nem tudo são flores.... cães nervosos e surpresas
      Mas também há flores. Aqui no blog Crônicas do Boqueirão tivemos a colaboração dum pessoal promissor, que escreve de forma promissora, estimulados por uma professora de trabalho também promissor, que me ajudaram com suas publicações para agigantar esta via de simples escritos que é este blog. Aproveito e registro aqui o convite para que eles novamente escrevam (não importa o gênero) para que eu publique aqui. Pode ser ficção científica, poesia, artigos de opinião, crônicas, qualquer coisa. O importante são as ideias! E por que gosto de ideias, convido também a todos os meus leitores (leitoras) a escrever pra cá e deixar fluir o pensamento.

O ouro não é importante, a chave sim
Por fim, no final deste mês de cães nervosos, colaborações e surpresas, e por que o pulso ainda pulsa, irei fechar com chave de ouro. Farei uma viagem a Maceió no estado de Alagoas para prestar concurso na minha área, que é Física. Não estou preparado à altura do certame, mas vou tentar “tomar de assalto”, entrar com tudo. De resto, tendo em vista que a probabilidade de eu não ser aprovado existe e é grande, ainda assim terei visitado uma cidade realmente encantadora e seguramente uma das cidades mais cativantes do nordeste brasileiro.






sexta-feira, 25 de outubro de 2013

A IMPORTÂNCIA QUE A ESCOLA TEM

                                             
                                                      (educador.brasilescola.com)


Ao acordar, Maria fala para a sua Mãe: - Mãe porque eu tenho que ir à escola ?Por que eu não posso ficar em casa? A escola é muito ruim, eu nunca ouvi ninguém dizer que a escola é um lugar bom, quer dizer, só você e a professora Dúcia.

Ao passar do tempo Maria vai crescendo e cada vez mais chateada, pois não gosta de estudar. Todos os dias chega uma reclamação relatando que Maria não entra no colégio. A mãe da garota preocupada com a filha vai até a escola conversa com os professores e chega a uma conclusão: ou Maria presta atenção nas aulas ou vai colocá-la num colégio interno. Maria não gosta da notícia e vai para o colégio só que após o recreio ela foge. Ao saber do ocorrido sua Mãe chama a polícia e começam as buscas por Maria. Já está anoitecendo e os policiais precisam voltar, pois eles estavam procurando Maria numa mata perto do colégio e era muito longe da delegacia.

A mãe de Maria coloca fotos e cartazes e vai em muitos lugares a procura de sua filha, participa de muitas reportagens e diz que se arrependeu de ter dito que ia colocá-la num colégio interno e pede que se ela estiver ouvindo, volte para casa pois todos sentem muito sua falta..

Maria estava num lixão passando fome e frio à duas semanas. No momento que a reportagem estava sendo exibida a menina ia passando pelo calçada de uma casa e vi na televisão o que sua mãe fez. Nesse instante ela si emociona e diz que pensava que sua mãe não a amava e por isso tinha a colocado na escola. Ela volta para casa e abraça sua mãe e diz que nunca mais foge de casa, nunca mais sai de perto dela, nunca mais pensa em parar de estudar. Agora sabe a importância que a escola tem na vida. Ao ouvir isto sua mãe se emociona e diz: - Filha nunca passou pela minha cabeça que você ia dizer isso. Tinha medo que você não entendesse a importância que a escola tem, agora estou feliz porque você reconheceu que estudar é a melhor coisa a fazer. Filha eu ti amo.

(Renata Lima da Silva - 9º ano)

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

A ESCOLA DA VIDA

                                                                            
                                                (Imagem da Internet: kdfrases.

Todas as pessoas de hoje em dia já foram algum dia à escola. Alguns por desinteresse não ficam por muito tempo, uns tentam, se esforçam, se empenham, enfim, os interessados que estudam para valer, não só para tirar notas boas, mas sim para garantir um futuro próspero em sua vida.

Assim é a escola da vida. E como em toda escola, sempre há aqueles que se dão bem e que muitas vezes são vítimas de invejosos. Mas oportunidades existem para todos, agarra com força e determinação quem quer. E quem perde essas oportunidades, bem, só poderá se lamentar.

Um problema que vimos muito nos dias de hoje é o de que todos querem uma boa posição social, mas não lutam pelas oportunidades que surgem.

É fato que se conseguirmos um bom desempenho na escola, também conseguiremos ser realizados na escola da vida, escola essa, que muitas vezes não se tem um professor do lado para lhe auxiliar nem
corrigir seus erros.

Portanto, devemos correr atrás das nossas oportunidades mesmo que seja difícil, pois no fim você terá sua recompensa e poderá ter muitos méritos.

É o que todos sempre dizem: o estudo é algo que só ajudará você, ninguém poderá roubar seu conhecimento. Bens materiais passam pelas mãos de muitas pessoas, é conquistado com muito suor e às vezes o perdemos com tanta facilidade... Já o conhecimento não. Está certo que passamos grande parte das nossas vidas estudando com o intuito de desfrutar do lazer depois. Como assim? Se passamos grande parte das nossas vidas estudando como temos tempo para nos divertirmos? Agora pense comigo, se você estudar, um dia terá uma boa colocação social e assim não precisará se matar de trabalhar para no fim do dia ganhar pouco dinheiro e ter péssimas condições de trabalho, isso sem falar que os amigos que conhecemos nas escolas nos trazem boas lições de vida e partilham conosco muitos momentos divertidos. Então estudar pode fazer a diferença.
(Daiana Lima 9º ano).

Deste Blog: 

Achei muito interessante o texto da Daiana Lima e concordei em todo que “estudar pode fazer a diferença”. Ou melhor, que estudar pode e faz toda a diferença.

Penso que dá sim para os estudantes compatibilizarem estudo e lazer/diversão. O próprio ato de estudar com vontade já nos proporciona um enorme prazer. Prazer além do corpo, um prazer na alma. E ainda podemos organizar a vida estudantil como se organiza qualquer coisa de modo bem legal. Como organizamos a vida. Estudar é parte de nossa vida. Por exemplo, sei que tenho que estudar para ter cultura e conhecimento e também para obter uma vida melhor pra mim e para os meus próximos. Mas também quero diversão no sentido em que conhecemos: sair com os amigos, ir pra festa, dançar, jogar futebol, viajar, namorar, etc. Então, devemos reservar parte nosso precioso tempo pra estudar integralmente e depois feito isso vou pra diversão, de modo que um não atrapalha o outro, pelo contrário, um complementa ao outro e juntos formam um todo legal e bacana. E por fim, sim, a Escola da Vida vai exigir de você (de nós todos) o conhecimento que a instituição escolar tentou lhe passar mas que você, por um ou outro motivo, desperdiçou e mesmo que nunca seja cedo ou tarde demais pra se arrepender de alguma coisa que você não (ou fez), só lhe restará a visão do passado desperdiçado e um amargo na alma por não poder voltar no tempo e refazer tudo de novo!!!

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

A REALIDADE DOS FATOS

                                                                      
(Imagem da Internet)

Está bem claro que os políticos estão fazendo a maior farra com o dinheiro público e a justiça não tem leis que busquem punir de maneira correta casos que exigem mais atenção, além disso, quando a justiça age, há uma série de burocracia política e ao final eles saem livres para cumprir outro mandato. Que país é este?

Eles prometem tudo e não cumprem quase nada. Eles compram seu voto e você não tem direito de reivindicar mais nada. O cidadão simplesmente cala a boca por dinheiro “sujo”. Quem vende seu voto, está disposto a conviver sem segurança, sem saúde digna, sem educação de qualidade, sem lazer e uma série de bens que beneficiariam a população.

Quem vende seu voto tira a chance de um município se desenvolver politicamente. Quem vota limpo, vai as ruas lutar pelos seus direitos, crítica à gestão, cobra das autoridades e etc. Você eleitor, vote limpo! Você conquista seus direitos e terá liberdade de expressar suas opiniões sobre qualquer irregularidade. Ser cidadão é pensar nas conquistas, é fazer escolhas certas para o desconhecimento de sua cidade.

(Felipe Souza 9º ano)

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

POEMA: GENTILEZA NA SOCIEDADE.


                                                                     
                                                           (Imagem da Internet)

Pelas ruas da cidade,
Há rancor e raiva,
Preocupações e razões,
E no coração saudades.

Saudade do carinho entre irmãos,
O amor que há em corações,
Do beijo de amor.
Que agora virou desamor.

Como faz falta,
Uma palavra de louvor,
Um abraço que tenha calor,
Como faz falta, um sorriso amigo,
Que vale mais que um tesouro perdido.

O que tanto custa dizer bom dia,
E dizer sorria,
Algo que está sumindo,
E faltando carinho,
Ou na cidade ou na sociedade.

(Karine Lima Sousa-8 ºano)


quarta-feira, 16 de outubro de 2013

“A CONVERSA NO CAFÉ DA MANHÔ

                                                                     
                                                           
(imagem da internet)

Era de manhã, o homem se levanta e pergunta para sua esposa:

- O que tem para comer hoje?

A mulher simplesmente olha para o marido e responde:

- Calma que um café da manhã está sendo feito!

O homem pensa um pouco, mas não chega à conclusão nenhuma e decide perguntar novamente para a esposa:

- Você contratou uma empregada, meu xuxu?

A mulher respondeu:

-Não. Por quê?

O marido olha para sua amada e tenta entender o que está acontecendo...

- Se você está aqui comigo e não contratou nenhuma empregada, quem está fazendo o meu café da manhã?

A esposa olha para o marido e solta uma bela rizada! E em seguida fala para o companheiro quem está fazendo tudo.

- Meu amor para esquentar o seu café de ontem a noite feito na cafeteira elétrica tem o micro-ondas. E para deixar o seu pão quentinho e bem gostosinho tem a sanduicheira! Para que fazer trabalho pesado se tudo isso pode ser tão fácil e rápido?

Depois de ouvir a resposta da esposa, o pobre homem toma o café sem dizer mais nenhuma palavra!

Na saída para o trabalho ele ia fazer outra pergunta para a sua esposa:

Mas antes dele perguntar ele pensa... ela vai ter que fazer alguma coisa que ela mesma prepare, mas isso sem ajuda de maquinas, então ele pergunta:

- Quem vai limpar a casa meu docinho de coco?

A mulher com a cara de pau responde para o marido:

- O aspirador meu anjo, acabei de comprar um.

O marido olha para a esposa e fala bravo:

- Será possível que para tudo você terá uma máquina. Você me ama mesmo ou você também tem uma máquina no lugar do seu coração?

Depois de tudo a mulher ainda responde paro o esposo:

- Meu amor, esse sentimento que é o “Amor” você não sente, apenas compra. Foi você que me fez pensar assim. Porque todas as vezes que você ia para a minha casa você levava algo movido à tecnologia.

O marido pensa e fala:

- Maldita hora que eu te conheci pelo feecebok através de um computador.

(Carsia Teles, 9° ano )

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

PROFESSORES


                                     (imagem da internet)

Todos nós sabemos que apesar desta profissão ser a mais importante ela ainda é uma das mais baratas, ou seja, os que a exercem (professor) ganham pouco. Tudo bem que existem médicos, advogados e entre outras, mas como essas profissões existiriam se não tivessem passado por vários professores?
Na minha opinião, o professor teria que ser o profissional mais bem pago do mundo, porque só o estresse que ele passa dentro da sala de aula já o desgasta muito.” Os professores deveriam se orgulhar muito, pois quantos doutores eles formam durante toda sua carreira, e nós deveríamos agradecê-los.
Eu não só os admiro como espelho-me em meus professores, pois eles vem com uma vontade de dar aula, que chega até a inspirar-me. Esses sim são responsáveis, pois são eles que se importam com educação do seu aluno, ficam incentivando-os, perguntam se eles entenderam e se não, eles repetem tudo o conteúdo se for preciso.
Mas nem tudo é como nós queremos, não é mesmo? Pois tem aqueles professores que só querem saber se estão ali ganhando o seu dinheiro, não ligam se o aluno aprende ou não, alguns chegam até a dizer. “Você aprende se quiser eu não estou perdendo nada mesmo.”
Sem contar que o professor tem que ter uma enorme responsabilidade dentro da sua sala de aula. Muitas vezes esses profissionais vêm para a escola doentes, e os alunos não cooperam e eles acabam voltando para casa se sentindo pior.
Enfim, o professor não é só uma pessoa que desperta nossa curiosidade, facilita nossas aprendizagens, ele é também, um pai, uma mãe, um irmão, uma irmã, um amigo, uma amiga, etc.
(Mizael Lima - 9º ano)

domingo, 13 de outubro de 2013

As Crônicas do Boqueirão


Durante os dias que se seguirão o blog Crônicas do Boqueirão apresentará uma série de crônicas feitas pela moçada da Escola Vereador Raimundo Cardoso de Albuquerque desta nossa comunidade . Crônicas simples mas com potencial realmente cativante que vale a pena ler e compartilhar.

Resultado do trabalho da Professora de Língua Portuguesa da referida escola, a professora Antônia Carvalho. Professora competente que aceitou prontamente a ideia de deixar a meninada escrever suas crônicas para abrilhantar esse Blog com suas criações.

Amanhã (Segunda-Feira) postaremos o texto do aluno do 9° ano, o Mizael Lima. Na quarta-feira publicaremos o texto de Cássia Teles também do 9° ano. E na sexta-feira será postado o texto da aluna Karine Lima Souza do 8° ano. E assim se seguirá por mais uns dias.

Sem mais delongas, espero que aguardem e gostem dos textos/crônicas que virão.

Agradecimentos a Escola Raimundo Cardoso de Albuquerque nas pessoas do Diretor Marcos Farias e da caríssima professora Antônia Carvalho e notadamente aos alunos que fizeram os seus bons textos e permitiram a publicação para este Blog.

(Valdecir Ximenes)