quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Os baixistas piram!

por Valdecir Ximenes

O grupo O Rappa é uma banda que tem forte conotação social em suas músicas. Na música Todo Camburão Tem Um Pouco de Navio Negreiro, uma letra que fala por si só, os caras fizeram um arranjo bacana.  Na mesma, quando tocam ao vivo, o baixista da banda Lauro Farias faz uma linha de baixo marcante e empolgante que deixa qualquer pessoa vidrada no som dos caras. Pra baixista então, os caras piram, E como sou bem aficionado por contrabaixo e aspirante (sério!) a baixista, tá aqui o som (com direito a vídeo)

os baixistas piram!

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Todo camburão tem um pouco de navio negreiro

Letra: Marcelo Yuka | Música: O Rappa

Navio negreiro=camburão

TUDO começou quando a gente conversava
Naquela esquina ali
De frente aquela praça veio os homens
E nos pararam
Documento por favor
Então a gente entregou
Mas eles não paravam
Qual é negão? Qual é negão?
O que que tá pegando?
É mole de ver
Que em qualquer dura
O tempo passa mais lento por negão
Quem segurava com a força a chibata
Agora usa farda
Engatilha a macaca
Escolhe sempre o primeiro
Negro para passar na revista
Para passar na revista
Todo camburão tem um pouco de navio negreiro

(Instinto Coletivo, 2001)

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

O discurso de Desmond Tutu na turnê 360° do U2

Na turnê mundial 360° do U2 é tocante a canção One. Na mesma o lider politico e espiritual/religioso sul-africano Desmond Tutu discursa falando sobre a ajuda à África e à Campanha One, pela erradicação da pobreza e da Aids.

UM!

Segue:

"As mesmas pessoas que marcharam pelos direitos civis nos Estados Unidos são as mesmas pessoas que protestaram contra o apartheid na África do Sul, que são as mesmas pessoas que trabalharam para a paz na Irlanda, e são as mesmas pessoas que lutaram contra a escravidão por dívida no 'Jubileu' do ano 2000 , que são as mesmas pessoas bonitas que eu vejo quando olho em volta deste lugar hoje à noite em 360 graus.

Nós somos aqueles povos. NÓS somos a mesma pessoa. Porque nossas vozes foram ouvidas por milhões de nossos irmãos e irmãs que estão vivos graças ao milagre dos remédios da AIDS e remédios contra a malária. Ahhhh! Eles serão os médicos, eles serão os enfermeiros, eles serão os cientistas que vão viver para resolver grandes problemas. Sim, há muitos obstáculos. Claro, sempre há bloqueios de estradas no caminho da justiça. Mas Deus vai colocar um vento na nossa volta e uma estrada que vai em frente, se trabalharmos com os outros como UM ... UM! "

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

O 'nerd' que acertou 95% do Enem

João Vitor dos Santos, 16, acertou 172 questões das 180 do Enem. O estudante do 2º ano de uma escola pública quer cursar Ciências Biológicas

por Domitila Andrade (O Povo Online)

Ver João Vitor falar sobre a recente conquista é assistir à luta entre a timidez do garoto mais acostumado aos livros do que a grandes conversas e o orgulho de quem está vendo o esforço recompensado. O número da vitória é de impressionar: João Vitor acertou 172 questões das 180 que compõem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O equivalente a 95,5% de acertos. Mas João Vitor Claudiano dos Santos, 16, aluno do 2º ano da Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra, ainda não consegue mensurar o significado do feito.

O menino agora espera o resultado oficial, que deve sair em janeiro de 2015, mas, em um comparativo, João Vitor ultrapassou os 164 acertos da estudante mineira Mariana Drummond, que conquistou o primeiro lugar no Enem 2013. A nota final ainda depende do desempenho na Redação, que João acredita ter sido a mais difícil das avaliações.

“Sempre ouvi falar da dificuldade que é o Enem e tinha medo. Mas quando vi, sinceramente, achei muito fácil. Quando corrigi pelo gabarito, não fiquei assustado, apenas lamentei pelas oito (questões erradas)”, diz com a simplicidade de quem dormia em média quatro horas por dia para garantir o bom desempenho, que ele credita também ao apoio recebido dos professores.

A ficha da biblioteca, lugar preferido de João, já vai na segunda folha e ultrapassa os 40 livros. A leitura assídua é o segredo dele. “O que tem de cansativo no Enem são os textos grandes. Então, minha estratégia foi me adaptar à leitura, ler livros grandes, alguns com linguagem rebuscada”.

João, cujo maior orgulho é ter estudado a vida toda em escola pública, ainda não sabe se irá cursar o 3º ano, mas quer fazer Ciências Biológicas e sonha em viajar para o Reino Unido pelo Ciência Sem Fronteiras. Aos 16 anos, ele tem muito bem traçados os planos da vida. “Sempre me vejo fazendo especialização em bioquímica e biologia molecular. Quero ser pesquisador e estudar o resto da vida”.

Criado pela mãe, a aposentada Ana Maria Santos, morador do bairro Vila União, quarto de cinco irmãos, João será o primeiro da família a ingressar no ensino superior. Os estudos foram, para ele, a forma de transformar o próprio destino. “Sou um garoto que não conheceu o pai, que sempre sofreu bullying por ser nerd, por causa do cabelo, do sapato, da magreza. O estudo não combateu minha timidez, mas me ajudou a ser feliz”.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Interesse, meu amigo, é a pedra fundamental


por Valdecir Ximenes

Uma menina que ser médica. Ela estuda pacas, luta, reluta, esperneia. Ela cai, levanta e vai de novo, a teimosa. “Ela vai á luta de corpo inteiro, ela faz de tudo, ela faz ligeiro as coisas que precisa, tudo o que quer...”. Ela convence os outros de que quer ser médica e vai. Os outros tentam convencê-la do contrário. Ela se abate um pouco e volta a pensar sobre o quanto ela já foi longe. Estudou, batalhou e está bem perto. Ela olha pra o passado andado e ver que não, ela não pode dar nem um passo atrás. Ela tem gana, vontade, entusiasmo.  Ela se entristece, revitaliza, reergue a espada da sua guerra. Resultado: ela vai ser médica.
Então meninos, a história é sobre interesse!

Um rapaz é louco pela menina do ano posterior ao seu. Ela não quer. Ele tenta provar de que ela é a escolhida e apesar dos vacilos que ele dá com ela, ele só quer mostrar que é louco por aquela garota. Ele insiste, mas de forma realista, sem aporrinhação, em gruda-gruda. Ela percebe que ele realmente a ama. Mas ela não quer. Não quer e pronto. Pelo menos ela diz. Então ela fica com outro garoto para que ele desista dela. Outro garoto que será arquiimigo de nosso protagonista. Tudo bem, ele diz. Ele a quer de todo jeito e ele vai mostrar que ela nasceu para ele e que nasceram um para outro. Ela começa a ama-lo também, mas não vai dar o braço a torcer. Ele tem vontade e quer ferrenhamente aquela garota. Todos concordam com isso por que eles vêm o interesse genuíno dele nela. Resultado: eles casam e serão felizes (e infelizes também, mas juntos) por uma porrada de tempo.

Genuinamente interessado.

Aquele concurseiro que ninguém dá nada por ele. Estuda escondido, em turma, estuda e ler tudo que diz respeito ao concurso X que ele almeja. Ele quer aquela vaga de funcionário A da empresa B. E o concurso X é a porta de entrada para isso. Ele luta para isso. Ele estuda para isso. Ele batalha mesmo para concretizar esse sonho. Ele tem vontade férrea, interesse genuíno, força hercúlea. Resultado: ele vai ser funcionário A da empresa B pelo concurso X tal qual o seu interesse de ser.

Aquele muleque que ser guitarrista que nem o Slash. Ele é de família humilde e quase ninguém lhe dá crédito para o seu desejo. Ele trabalha de vez em quando para comprar um violão para aprender macetes nele e de quebra também aprender guitarra. Não é a mesma coisa, mas o violão dá fundamentos para a guitarra e é o que ele pode no momento. No caminho ele encontra, de quase todos, os “estímulos”: “não dá certo não, cara.” Dizem. “música para quê? Nem dá dinheiro”. Blasfemam mais e mais pessoas. Mas ele quer e todo mundo percebe isso. Ele tem interesse grande e já comprou um violão e já tira uns acordes. Algumas técnicas de guitarra ele já as faz no violão. E assim ele já é um guitarrista de renome. Resultado: ele é o guitarrista da banda Inter, de interesse.
Interesse=>consequência=>sucesso


É meu amigo, interesse é condição necessária. E mais do que isso, é a peça fundamental!